A Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas apoia os produtores da nossa região, na promoção e divulgação de produtos como a Maçã Riscadinha de Palmela
“Maçã Riscadinha de Palmela (DOP)
Palmela é conhecida como o solar da maçã Riscadinha. Esta variedade de macieira terá surgido no século XIX, no lugar de Barris, concelho de Palmela. A partir dos anos 20, do século passado, com o corte dos matos, a cultura da vinha e a da macieira expandiram-se, o que também levou a um aumento da produção de Maçã Riscadinha de Palmela.
Com a redução da exportação para Inglaterra da Maçã Espelho, a Maçã Riscadinha Palmela começou a sobrepor-se, pelas suas características gustativas, que é mais ácida.
Trata-se de uma maçã conhecida pelo seu excelente e característico sabor, pela sua utilização para perfumar as casas, devido ao seu intenso e inconfundível aroma bem como pela sua larga inclusão no receituário gastronómico regional.
A polpa da Maçã Riscadinha de Palmela é esverdeada, doce e acidulada, muito sucosa e aromática. Por vezes apresenta manchas translúcidas (e nesse caso diz-se «azeitada»), característica menos frequente nos frutos obtidos noutras regiões.”
https://lifestyle.sapo.pt/sabores/noticias-sabores/artigos/porta-da-loja-e-riscadinha-de-palmela-as-macas-portuguesas-que-todos-deviamos-conhecer
Turismo de Palmela
“Palmela, experiências com sabor – fruta com gosto” – https://www.facebook.com/watch/?v=336648917374632